A tipografia que usamos para a marca do #obrasilcoms chama-se “”Brasilêro” e foi desenvolvida pelo tipógrafo brasileiro Crystian Cruz, atual diretor de tipografia da agência Africa Propaganda e professor no IED São Paulo. Perguntamos a ele por que desenhar um tipo “Brasilêro”?
A ideia do projeto surgiu em 1999, a partir de um projeto acadêmico cujo briefing pedia a criação de uma tipografia inspirada em letreiros urbanos. Após uma pesquisa fotográfica, defini que a tipografia digital buscaria transmitir o estilo casual e não-profissional dos autores anônimos do Brasil, ao invés de reproduzir o desenho de algum letreiro específico. Em 2003, utilizei a tipografia no projeto gráficodo livro O Brasil das Placas, publicado pela Editora Abril. A partir daquele momento, decidi disponibilizar a tipografia para download gratuito, para disseminar essa cultura vernacular e prestar uma homenagem a esses autores. Pra mim, esse estilo de representação gráfica popular é fascinante e muito peculiar da cultura brasileira,pois simboliza um pouco do nosso DNA, pelo seu caráter de improvisação na superação de adversidades, ou em outras palavras, exemplifica o famoso jeitinho brasileiro. Acredito que esse é o motivo da tipografiaBrasilêro ainda ser muito utilizada após uma década de existência.
Hoje a Brasilêro é a tipografia nacional que detêm o recorde deaplicações em peças de design. Centenas de projetos já utilizaram elanas mais diversas aplicações, como campanhas publicitárias (Nike, GM,Estado de S. Paulo, Natura e Damyller, entre outros), aberturas defilmes, encartes de CDs, embalagens de leite Ninho, identidade visualde restaurantes, cartas de baralho, capas de revistas e livros, ensaioda Playboy, site de cartunistas na Dinamarca, paredes da Henry ArtGallery em Seattle e até embalagens de camisinha da Lovetex.
Mais sobre Crystian: http://crystiancruz.tumblr.com/
—
Pesquisa e entrevista: Ana Luiza Gomes